AÇÃO URGENTE: Cartão Vermelho a Israel no Conselho Extraordinário da FIFA - envio automático de mensagem

 [Carl Recine/Reuters]

Através deste link, podes enviar uma mensagem aos membros do Conselho da FIFA (incluindo a Federação Portuguesa de Futebol) para exigir que expulsem a Federação de Futebol de Israel, com efeito imediato.

A reunião do Conselho Extraordinário da FIFA, convocada para debater especificamente as sanções a Israel, ia ter lugar a 20 de julho, mas foi (vergonhosamente) adiada até depois dos Jogos Olímpicos (onde a equipa de Israel irá, assim, poder jogar). 

Quase 7 milhões de pessoas já enviaram a mensagem. Quantas mais formos, maior a pressão.
Não fiques de fora.
Não permitas que o teu silêncio e inação sejam cúmplices do genocídio em curso.


Tradução da carta:

"Senhor Presidente, Senhores Vice-Presidentes, Senhor Secretário-Geral e Senhores Membros do Conselho da FIFA

No dia 11 de março de 2024, a Associação de Futebol da Palestina (PFA) escreveu-lhes para lhe pedir que apoiassem a sua proposta para que a Associação de Futebol de Israel (IFA) fosse sancionada pela FIFA. Esta semana, no Congresso Extraordinário da FIFA, a 20 de julho de 2024, terão a oportunidade de banir Israel, no que poderá ser um momento marcante no futebol mundial e nas normas de governação da FIFA.

O ataque de Israel à Palestina terá matado direta ou indiretamente 186.000 palestinianos, entre os quais 240 futebolistas. Hani Al-Masdar, treinador da equipa olímpica de futebol da Palestina, e os seus colegas da FIFA, os árbitros Muhamed Hatab, Mohammed Al Khateeb e Hani Mesmeh, também foram mortos. 

O genocídio continuado de palestinianos, que se estima já ter matado 8% da população de Gaza, é apoiado por jogadores israelitas, clubes de futebol israelitas e pela IFA, que continuam a mostrar a sua lealdade às Forças de Defesa Israelitas (IDF) dentro e fora do campo. É perturbador o facto de alguns deles apelarem publicamente à aniquilação de Gaza e deveria ser motivo de preocupação para a FIFA.

Nos últimos nove meses, vimos instalações desportivas palestinianas serem reduzidas a escombros pelas IDF e campos de futebol transformados em centros de detenção e valas comuns, enquanto as ligas de futebol israelitas prosseguem normalmente. 

Apesar das críticas generalizadas, a IFA continua a realizar operações de futebol em terras palestinianas ilegalmente ocupadas na Cisjordânia, em parte financiadas pela venda de bilhetes dos jogos da FIFA. De acordo com a Human Rights Watch, este facto viola claramente as regras de integridade territorial da FIFA e constitui um “patrocínio de jogos em terras ocupadas” pela FIFA.

Enquanto adeptos, não queremos que o nosso dinheiro financie actividades de apartheid e apelamos a que cumpram os vossos deveres enquanto representantes das vossas federações-membros para que façam cumprir os Estatutos da FIFA. A FIFA demorou quatro dias a banir a Rússia. Os palestinianos não têm tempo para que a FIFA volte a atrasar esta decisão, como aconteceu em 2017, quando a FIFA ignorou o relatório do seu próprio Comité de Acompanhamento para suspender Israel. O Tribunal Internacional de Justiça já decidiu que as acções israelitas constituem um genocídio plausível, e a ONU designou-as como “extermínio” e graves violações do direito internacional humanitário. O artigo 3.º dos Estatutos da FIFA estabelece que “a FIFA compromete-se a respeitar todos os direitos humanos internacionalmente reconhecidos e esforçar-se-á por promover a proteção desses direitos”. Para que isto valha mais do que palavras no papel, exortamos a FIFA a aplicar as suas próprias regras e a utilizar as provas disponíveis que demonstram o discurso de ódio dos jogadores israelitas, bem como a estreita cooperação entre as IDF e o futebol israelita, para aproveitar esta oportunidade para expulsar imediatamente Israel da FIFA. Qualquer medida que não seja a suspensão total apenas servirá para politizar ainda mais a questão e contribuirá para a violação dos direitos humanos e para as graves injustiças cometidas contra o futebol palestiniano - tornará a FIFA cúmplice.

Com os melhores cumprimentos,"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AÇÃO URGENTE: LIBERTEM A FLOTILHA DA LIBERDADE! (email)

AÇÃO URGENTE: Acabar com a fome em Gaza - EMAIL para PM e MNE

AÇÃO URGENTE: EXIGIR A PROTEÇÃO DO "MADLEEN"