AÇÃO: Israel está a exterminar o Norte de Gaza - EMAIL para deputados
[Reuters]
(lista de e-mails no fim do post)
Assunto: Israel está a exterminar o Norte de Gaza
Caro/a [nome do/a deputado/a],
Escrevo para apelar a uma ação imediata na sequência da escalada da situação no norte de Gaza, que Israel cortou completamente, impondo um bloqueio total aos alimentos, à água, às provisões médicas e às comunicações. Mais de 400.000 pessoas palestinianas estão encurraladas, sem acesso a recursos ou a rotas de evacuação. Este estrangulamento deliberado do norte de Gaza coincide com ataques aéreos sem tréguas, tendo sido lançados 118 ataques em apenas dois dias na semana passada, quase igualando o total de ataques em todo o mês de setembro.
No dia 19 de outubro, Israel bombardeou um edifício residencial em Beit Lahiya, provocando a morte de pelo menos 87 civis e muitos outros desaparecidos. As cenas são horríveis, com corpos de crianças desmembrados e empilhados em morgues, representando todo o horror do ataque sistemático de Israel contra civis.
São frequentes os relatos e as provas em vídeo de que Israel está a empregar ataques ilegais, duplos, em que civis e pessoal médico são bombardeados quando tentam ajudar os feridos no rescaldo dos bombardeamentos iniciais. Esta tática é ilegal à luz do direito internacional e tem sido amplamente condenada noutros conflitos, mas o silêncio em torno da sua utilização em Gaza é ensurdecedor.
Surgiram também provas em vídeo que mostram as forças israelitas a reunir homens e rapazes, uma cena que faz lembrar outros genocídios ao longo da história. Estas acções recordam os capítulos mais negros da história moderna da humanidade, em que os desaparecimentos forçados, a tortura e as execuções em massa foram utilizados como instrumentos de limpeza étnica. Há relatos confirmados de tortura e violação sistemáticas nos campos de detenção israelitas, o que reforça ainda mais a urgência de uma intervenção internacional.
Os Médicos Sem Fronteiras lançaram um apelo para que cessem imediatamente os ataques aos hospitais, alertando para o facto de os serviços médicos estarem a desmoronar-se sob o peso do ataque de Israel. O número de mortos está a aumentar, não só devido às bombas, mas também devido à falta de cuidados médicos básicos.
Não se trata de um simples castigo coletivo; trata-se de um extermínio calculado e sistemático de uma população civil. Israel tem de ser sancionado. Deve ser aplicado um embargo total de armas e um embargo comercial nos dois sentidos até que Israel cesse a sua ocupação ilegal, o seu bloqueio e as violações dos direitos humanos na região; isto também aumentará a pressão para um cessar-fogo. É essencial reconhecer o Estado da Palestina e apoiar o julgamento dos crimes de guerra.
Aguardo com expectativa o seu/vosso empenho na defesa do direito internacional.
A cidadã/O cidadão,
[O teu nome]
[A tua localidade]
-----
(via humantiproject)
LISTA DE E-MAILS
Assembleia da República
Grupo parlamentar BE: bloco.esquerda@be.parlamento.pt
Grupo parlamentar LIVRE: livre@l.parlamento.pt
Grupo parlamentar PAN: pan.correio@pan.parlamento.pt
Grupo parlamentar PCP: gp_pcp@pcp.parlamento.pt
Grupo parlamentar PS: gp_ps@ps.parlamento.pt
Grupo parlamentar PSD: gp_psd@psd.parlamento.pt
Parlamento Europeu
Ana Catarina Mendes (PS): anacatarina.mendes@europarl.europa.eu
André Rodrigues (PS): andrefilipe.franqueiarodrigues@europarl.europa.eu
Bruno Gonçalves (PS): bruno.goncalves@europarl.europa.eu
Carla Tavares (PS): carlamaria.nunestavares@europarl.europa.eu
Catarina Martins (BE): catarina.martins@europarl.europa.eu
Francisco Assis (PS): francisco.assis@europarl.europa.eu
Hélder Sousa Silva (PSD): helder.sousasilva@europarl.europa.eu
Isilda Gomes (PS): isilda.gomes@europarl.europa.eu
João Oliveira (PCP): joao.oliveira@europarl.europa.eu
Lídia Pereira (PSD): lidia.pereira@europarl.europa.eu
Marta Temido (PS): marta.temido@europarl.europa.eu
Paulo Cunha (PSD): pauloalexandre.matoscunha@europarl.europa.eu
Sérgio Gonçalves (PS): sergio.sousagoncalves@europarl.europa.eu

Comentários
Enviar um comentário